Projeto de extensão em parceria com UFG vai receber estudantes para simular rotina de deputado. Atividades valem certificado de hora extracurricular
Presidente do Legislativo goiano, José Vitti (PSDB) está dando a oportunidade de estudantes de nível médio e superior vivenciar a rotina do parlamento na prática. O projeto chamado Politizar é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e a Universidade Federal de Goiás (UFG) para aproximar alunos de instituições públicas ou privadas do processo legislativo brasileiro adotado na Casa.
As inscrições foram prorrogadas até o dia 26 de setembro e podem ser feitas gratuitamente na página do facebook.com/projetopolitizar ou projetopolitizar.blogspot.com. No total, são 87 vagas, sendo 41 para deputados estaduais, 41 para assessores parlamentares e 5 jornalistas. As atividades valem até 55 horas de atividade extracurricular para os alunos que participarem de todas as etapas.
A iniciativa foi iniciada em 2013 e retomada em 2017 na gestão do presidente José Vitti. “Vejo o projeto como excelente oportunidade de alunos entenderem na prática o funcionamento do nosso Legislativo e apontar sugestões de projetos que a gente pode colocar em prática. É um exercício de cidadania e aprendizado”, avaliou Vitti, dizendo ainda que o Politizar é mais um dos projetos de sua gestão para aproximar a relação entre Estado e sociedade.
A partir de treinamentos e simulações de sessões legislativas, os estudantes universitários têm acesso a conhecimentos e rotinas do Poder Legislativo, contribuindo para o entendimento de suas funções e representatividade. Os 41 estudantes que simularão as funções dos parlamentares da Alego serão divididos nos seguintes partidos: PSDB (11), PMDB (10), PT (6), PTB (6), DEM (4), PCdoB (3). As siglas foram escolhidas com o objetivo de se manter a fidelidade e representatividade ideológica na simulação, levando-se em conta a diversidade entre os perfis ideológicos de esquerda, centro e direita.
As atividades iniciais do Politizar foram retomadas na Casa no último dia 09 de agosto, com a abertura de duas bolsas com remuneração de R$ 1 mil e R$ 55 de auxílio transporte, para alunos da UFG que desejassem participar do programa. Seguindo critérios estabelecidos pela universidade, uma das vagas foi preenchida por um discente do curso de Ciências Sociais (cargo de coordenação acadêmica) e a outra por um graduando de Comunicação Social (coordenação); eles terão os trabalhos iniciados no dia 1º de setembro.