Saiu mais uma pesquisa de audiência FM realizada em Goiânia, pelo Instituto Ibope, dados que foram repassados às agências do meio e estações de rádio durante a primeira quinzena de novembro. No geral o FM goiano não viu alterações significativas na disputa por posições no período 05h-00h (todos os dias e locais), mas parte das primeiras colocadas sentiram novos recuos em seus índices de audiência. Acompanhe o panorama geral referente ao trimestre agosto a outubro de 2013:
O resultado atual foi consideravelmente positivo para a atual líder geral de audiência no período 05h-00h (todos os dias e locais), a 99,5 FM 99.5. Motivo: a rádio viu um recuo nas médias de audiência de suas principais concorrentes em Goiânia, além de ter registrado uma leve melhora em seu índice geral. Com isso a 99,5 FM fica um pouco mais isolada na primeira colocação geral da audiência FM de Goiânia e região metropolitana, além de manter elevado o “teto” da pesquisa (superando a marca de 43 mil ouvintes por minuto). A vice-liderança nesse período segue com a Terra FM 104.3, rádio que também está entre as maiores audiências do FM da região Centro-Oeste do país.
A pesquisa também destacou uma situação curiosa: Goiânia segue sem observar mudanças significativas na disputa por gêneros/segmentos. A 99,5 FM segue na liderança geral do período 05h-00h (todos os dias e locais) e também é a rádio “popular” mais ouvida da Grande Goiânia. Já a Paz FM 89.5 (terceiro lugar geral) segue isolada na preferência do público de rádios religiosas (gospel). No segmento jovem/pop a Interativa FM 94.9 continua sendo a dona da liderança nesse gênero ao ocupar a quinta colocação geral no período 05h-00h. Ainda no segmento jovem foi destaque a melhora do desempenho da Jovem Pan FM 106.7 (rádio que também apresentou uma oscilação positiva em sua média de audiência, à exemplo da líder geral 99,5 FM).
O meio FM de Goiânia também observa a Executiva FM 92.7 estável na medição, rádio voltada ao segmento adulto-contemporâneo na capital de Goiás.
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.