A TV Anhanguera, decidiu hoje pela demissão de Álvaro Borges, diretor de jornalismo da emissora desde março de 2015. A saída do diretor é atribuída pela queda de audiência generalizada dos programas locais do canal, apesar do bom momento que vive o conteúdo nacional – a novela O Outro Lado do Paraíso, por exemplo, já atingiu 40 pontos de média em Goiânia.
Álvaro Borges assumiu o posto em 25 de março de 2015, em substituição a Orlando Loureiro, transferido para as TVs Morena e Centro América, afiliadas da Globo no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Antes de dirigir as afiliadas do centro-oeste, Borges comandava o jornalismo da TV Liberal, afiliada da Globo no Pará.
Sua gestão na TV Anhanguera foi marcada por decisões polêmicas, como a saída de Rosane Mendes da condução da 2ª edição do Jornal Anhanguera apenas por seu substituto, Matheus Ribeiro, durante a licença-maternidade ter tido resultados de audiência levemente superiores – desconsiderando que a ausência da titular coincidiu com um bom momento das novelas das 6 e 7. A única apresentadora que sobreviveu a gestão de Álvaro foi Lilian Lynch, do Jornal Anhanguera 1ª edição. Todos os outros noticiários tiveram trocas. No caso do Bom dia Goiás, foram seis em dois anos.
Borges deixa o canal em meio a uma crise de audiência generalizada. O único noticiário da casa que não tem a liderança ameaçada é o Bom dia Goiás, que concorre com um noticiário nacional na TV Serra Dourada (SBT) e com meia hora de telecultos da Igreja Universal na RecordTV. O Jornal Anhanguera 1ª edição vive um dos seus piores momentos de toda a sua história: quando não perde para o Jornal do Meio-Dia, do SBT, perde para o Balanço Geral, da Record, e não são raras as vezes em que o noticiário fica em terceiro lugar. O Globo Esporte só lidera aos sábados, quando concorre com um religioso na Record. A 2ª edição do Jornal Anhanguera vivia um bom momento, que acabou ontem, com a troca de programação da Record: logo no primeiro dia das mudanças, o principal telejornal da emissora empatou com o Goiás Record.
Por pressão do departamento comercial e de programação, o novo diretor de jornalismo, que ainda não foi escolhido, chegará com duas imposições: Lilian Lynch passará a dividir o comando da 1ª edição com Mariana Martins, que atualmente apresenta um quadro no Bom dia Goiás, e terá que reformular o Jornal Anhanguera 2ª edição, que também deverá passar por mudanças em sua condução.
A emissora confirma que a saída do diretor e seu sucessor deverá ser anunciada na próxima semana.
Fonte: Observatório da Televisão