Estádio passa por serviços emergenciais para garantir abertura do Goianão.
Serviços como roçagem, coleta de lixo, manutenção do sistema de drenagem do gramado e ainda reparos na parte elétrica precisaram serem feitos com emergência.
Após ações emergenciais, realizadas pela superintendência de esportes da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), o estádio Serra Dourada está preparado para ser palco de rodada dupla do Campeonato Goiano neste final de semana. No sábado (19), será realizado o jogo de abertura do Estadual, entre Vila Nova e Aparecidense, às 17 horas. Já no domingo (20) será a vez de Goiânia e Goiás se enfrentarem no Serra, às 17 horas.
Segundo o superintendente de esportes da Seduce e futuro secretário de esportes e lazer de Goiás, Rafael Rahif, as condições que o governo anterior entregou as praças esportivas do Estado eram precárias. Por isso, para garantir o início do campeonato no Serra Dourada foi preciso realizar uma serie de ajustes. “Tivemos a preocupação de olhar toda a parte documental, examinar e fazer uma vistoria técnica em toda a estrutura para que tivesse condições mínimas de utilização do estádio”, explicou Rahif.
Serviços como roçagem, coleta de lixo, manutenção do sistema de drenagem do gramado e ainda reparos na parte elétrica precisaram serem feitos com emergência. “Vistoriamos vestiários, parte elétrica, o gramado, onde tivemos que fazer alguns serviços emergenciais, como adubação. Demos uma olhada geral no estádio”, afirmou.
Segundo Rahif, no início do ano, quando assumiu a superintendência, o mato tomava conta do Serra Dourada. Foi feita uma parceria com a prefeitura de Goiânia para mudar a situação. “Fizemos uma limpeza geral no estádio. O mato estava tomando conta das entradas. A cada dia fomos olhando uma pauta para deixar o estádio em condições de receber o torcedor”, garantiu.
Rahif também afirmou que o Estádio Olímpico, que está com a direção da Universidade Estadual de Goiás (UEG), está em um processo de revitalização. “O Olímpico está sem condições, mas eles estão trabalhando e preparando para que a gente comece a fazer a divisão dos estádios para poder aliviar um pouco as praças”, disse.
Sobre os estádios do interior, o superintendente busca parcerias com as gestões municipais. “No interior estamos avaliando o que pode ser feito. Vamos ter a parceria das prefeituras. O Estado está em uma condição financeira muito difícil, portanto temos que contar com essas parcerias”, alegou.
Mesmo com todos os problemas encontrados, Rahif garante que um dos principais objetivos com a criação da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) será modernizar o esporte em Goiás. “Ao criar essa secretaria o governador Ronaldo Caiado está dando ênfase ao esporte”, disse.