Quantcast
Channel: Notícias Locais – Auvaro Maia – Bastidores do Rádio e TV
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2114

Comentarista Evandro Gomes da Rádio Sagres 730 completa 50 anos de carreira

$
0
0

A voz do antigo Cinelux, na pequena Porto Franco, no interior do Maranhão, completa nesta quinta-feira, 19 de dezembro, exatos 50 anos de uma grande carreira dedicada ao rádio. A cidadezinha, que fica a 720 quilômetros da capital São Luís, é a terra natal de Evandro Gomes Barros. Por ter nascido no dia 25 de dezembro de 1949, deveria ter se chamado Natalino. Quis o destino que o então futuro cidadão goianiense e trindadense fosse mundialmente conhecido pela graça de Evandro Gomes.

A programação esportiva da primeira rádio da capital goiana foi dedicada hoje (19) ao nosso “Vandinho”, que dedicou cinco décadas da vida aos ouvintes do AM 730, desde os tempos de Rádio Clube de Goiânia, Rádio K do Brasil, Rádio 730 e atual Sagres, e que está marcado nos corações da “Nobre Família Goiana”, de colorados, esmeraldinos, rubro-negros, alvinegros e de todas as torcidas do estado.

Com a apresentação do companheiro de Feras do Kajuru, Edson Rodrigues, Evandro Gomes pôde ouvir, na voz de Zekethy Melo, a própria trajetória. “Filho de Galdêncio Gomes Pereira, e Veronilia Gomes Barros, cresceu como a maior parte dos meninos daquele lugar, pouco acesso aos estudos e sem condições financeiras. Isso nunca foi problema, já que na cidade vizinha, Tocantinópolis, tinha o colégio Dom Morione, que serviu de esteio para a educação daquela criança”.

O microfone sempre foi a grande paixão de Evandro Gomes. Ainda jovem, ensaiou as primeiras locuções no cinema da cidade. “Alô senhoras e senhores, esta é a voz do Cinelux. Carinhosamente boa tarde, povo de Porto Franco”, exclamava.

Quando o cinema fechou as portas, Evandro Gomes veio para Goiânia, em 1967, onde iniciou a carreira no rádio. Antes disso, trabalhou em casa de pesca, onde conheceu o radialista Levi de Assis, que trabalhava na rádio Difusora. O convite para trabalhar na emissora veio em 1969.

“O Levi é uma criatura humana, extraordinária. Deus me deu o caminho para chegar até ele e para poder chegar a estes 50 anos de rádio aqui em Goiânia que me adotou como filho, embora eu tenha nascido em Porto Franco, minha querida cidade”, afirma emocionado.

Começava ali a trajetória histórica de Evandro Gomes, um dos principais personagens da imprensa goiana e brasileira. Pautado sempre, como nas próprias palavras, pela humildade, honradez e responsabilidade, o maranhense de Porto Franco passaria a conquistar o seu espaço, e realizar o sonho de trabalhar no rádio.

Emoção em família 

Ao vivo no programa K Esportes, a filha e jornalista Monara Marques, que recentemente na Sagres cobriu uma Copa do Mundo com o pai, não escondeu a emoção em descrever a pessoa e o profissional Evandro Gomes.

“Essa é a lição mais difícil que a gente teve diante do microfone, que é traduzir em palavras o que a gente sente ao profissional, ao pai como é o Evandro. Tenho certeza que ninguém chega a 50 anos de carreira deixando um legado se nao for uma pessoa de respeito e de adimiração. A maior lição que meu pai tem pra me dar é como pessoa excelente. Sendo assim, conquistou tudo que conquistou. Assim ele construi esse nome gigante que tem, e esse é o maior legado que meu pai deixou para mim. É gratificante ouvir que ele deixou um legado pra os colegas, para os amigos, é bom escutar que ele é o primerio a chegar e o último a sair, é dedicado e uma pessoa que não desagrega em nada, e na comunicaçao é importante ter uma proximidade, e vemos o quanto ele é querido e respeitado. Obrigado pelo privilégio de conviver e aprender com o senhor”, afirmou.

O filho Evandro Júnior, também não mediu palavras de emoção para se dirigir ao pai, destacando a importância de Evandro Gomes para o esporte de Goiás. “É um momento que o jornalismo celebra um dos seus grandes nomes. Evandro Gomes marcou seu nome na história, escrevendo uma história de seriedade, de profissionalismo, sempre. A coisa mais importante que temos na nossa vida é o nome, e o nome Evandro Gomes vai ficar marcado para sempre. Desde 69 construindo uma carreira bonita, e o esporte goiano agradece”, declara.

Grandes amigos 

Nomes como Jurandir Santos, Jairo Rodrigues, Ledes Gonçalves, Mané de Oliveira e José Carlos Rangel, fizeram questão de registrar os grandes momentos vividos na carreira ao lado e Evandro Gomes. “É com satisfação que a gente vem nessa oportunidade de energia cumprimentá-lo, você que é realmente uma das bandeiras da imprensa esportiva no estado de Goiás. Nossa ligação é muito forte. Eu me lembro perfeitamente quando a gente estava na Brasil central, você até me chamou um dia ‘Rangel, olha, tem uma garota que está ligando aqui direto querendo me conhecer. Me leva lá para que eu possa conhecer, a gente vai lá’. Então que foi a sua esposa Marisa que infelizmente veio a falecer a nossa ligação é de muitos e muitos anos a gente está aqui nessa oportunidade para parabenizar você pela pela sua vida pela sua então você realmente é um cara espetacular em todos os sentidos. Meu abraço a você nessa data”, expôs Rangel, recordando a esposa de Evandro Gomes, Marisa Marques Cardoso Gomes.

AO VIVO! Rádio Sagres rende homenagens aos 50 anos de Evandro Gomes

19/12 – K Esportes Hora do Kajuru e K Debates Esportivos

K Esporte Hora do Kajuru no ar!- Apresentação: Edson Rodrigues- Comentários: Evandro Gomes- Repotagens: André Rodrigues, Wendell Pasquetto e Nathália Freitas12h15 – K Debates Esportivos na apresentação de Edson Jr

Posted by Rádio Sagres on Thursday, December 19, 2019

-3:43:50
Rádio Sagres fez uma transmissão ao vivo.
K Esporte Hora do Kajuru no ar! – Apresentação: Edson Rodrigues

 

 

 

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2114