O Ministério das Comunicações autorizou quatro emissoras a migrar para Frequência Modulada (FM). Das quatro emissoras, três são goianas: Rádio Bandeirantes (820 AM), Rádio Daqui (1.230) e Rádio Aliança (1.090 AM). O outro veículo que recebeu a outorga é a Rádio Princesa (930 AM) de Francisco Beltrão-PR, que opera em Ondas Médias (OM).
A autorização foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira,1 º de abril.
A mudança melhora a qualidade do sinal e também amplia a capacidade de captação do sinal, possibilitando que as emissoras possam aumentar suas respectivas audiências. Outro benefício é a mobilidade, ou seja, aparelhos móveis também conseguem sintonizar as estações em FM.
Veja quais serão as frequências no FM das emissoras:
- Rádio Bandeirantes Goiânia, que opera em AM 820, vai operar em 98.7 FM
- Rádio Aliança, que opera em AM 1.090, vai operar em 92.3 FM
- Rádio Daqui, que opera em AM 1.230, vai operar em 101.7 FM
- Rádio Princesa, que opera em AM 930, vai operar em 92.3 FM
Outras rádios goianas estão com processo no Ministério das Comunicações para migrar para o FM. São elas: Rádio Universitária (AM 870), Rádio Difusora Pai Eterno(AM 640) Rádio Riviera (AM 540).
Após a migração, as emissoras vão operar nas seguintes frequências no FM:
Rádio Universitária 88.5 FM
Rádio Difusora Pai Eterno FM 95.5
Rádio Riviera FM 100.7
Rádio Sagres (730 AM) e Rádio Brasil Central (1.270 AM) não irão migrar para o FM.
Parcelamento
O secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações Maximiliano Salvadori Martinhão, confirmou que as emissoras poderão parcelarem o valor da migração. Segundo ele, a taxa vai poder ser parcelada pelo prazo de vigência da outorga que é de 10 anos.
A migração para FM vai depender de questões técnicas de cada emissora que recebeu autorização. Em Goiânia, a Rádio Bandeirantes 820 AM trabalha com a expectativa de migrar até meados do mês de maio.