Após dois anos em formato exclusivamente on-line por causa da pandemia, São Paulo sedia nesta segunda (12) e terça-feiras (13) a sexta edição do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, o #Jeduca2022, com o tema ”As eleições de 2022 e a cobertura de educação nos próximos anos”.
O Congresso traz uma série de debates, mesas redondas e oficinas presenciais, mas parte da programação também é transmitida pela internet com interação do público via chat. O objetivo é possibilitar uma participação mais abrangente e democrática.
De acordo com o jornalista e diretor e cofundador da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Antônio Góis, o foco das discussões neste ano é a preparação dos jornalistas para cobertura das eleições presidenciais e estaduais.
Vai ser um desafio enorme porque a gente vem de um período de pandemia, de perdas de aprendizagem tão graves, e preparar o jornalista para essa cobertura vai ser um dos grandes desafios e uma das propostas do congresso”, afirma.
Segundo Góis, parte da aprendizagem se perdeu por conta do fechamento das escolas. No entanto, o fator emocional de professores e alunos, afetado em razão da pandemia, não deve ser desmerecido.
”O papel do jornalista será fazer a gente não esquecer que passamos por um momento de perdas significativas, porque no ano que vem se as redes de educação voltarem fazendo mais do mesmo, a gente não vai reverter essa perda tão grande de aprendizagem”, avalia.
Estão previstas cerca de 20 atividades, entre debates com palestrantes nacionais e internacionais e oficinas especiais para apoiar a prática jornalística sobre aspectos-chave da cobertura de educação. Acompanhe as atualizações nesta página.
A programação e todo o evento são acompanhados de perto pelos enviados especiais do Sistema Sagres de Comunicação ao Jeduca Thaís Dutra, Laila Melo e Rafael Rodrigues.