O Portal institucional da Alego se consolida, cada vez mais, como uma das principais portas de entrada da sociedade no Parlamento goiano. O site registrou, em agosto de 2022, um recorde em sua quantidade de acessos nesta 19ª Legislatura: 134.640 visitas, sendo que, dessas, 73% são de novos usuários. Houve, ainda, um total de 262.747 páginas visualizadas. O pódio pertencia ao mês de março deste ano, que registrou 113.953 visitas.
As informações são da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que fornece, todos os meses, um relatório sobre os cliques ao Portal institucional. Em parceria com a Diretoria de Comunicação, o departamento tem se dedicado para que o site do Parlamento goiano seja aprimorado de maneira constante.
Com o trabalho realizado pelos profissionais da Agência Assembleia de Notícias, são publicados, em tempo real, todos os acontecimentos do Legislativo. O intuito é garantir transparência e acesso à informação, itens essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública.
E há uma relação inseparável entre democracia, comunicação e cidadania. Conforme define o professor da Universidade de São Paulo (USP), Eugênio Bucci, a comunicação pública, aquela realizada com o emprego de recursos públicos, existe para promover o bem comum e o interesse do povo.
Somada à essa perspectiva, a doutora em Comunicação, Heloiza Helena Nobre, afirma que “a comunicação pública é cidadã porque visa promover uma interação para um acordo de saber entre cidadãos: um entendimento comum acerca de assuntos relevantes na esfera deliberativa pública”.
Segundo a professora e jornalista Elizabeth Brandão, a participação cidadã nos assuntos políticos não está restrita às representações tradicionais da democracia [como o voto]. Logo, se manifesta por meio de outras formas que a tecnologia permite.
Nesse sentido, o site da Casa se configura como uma das formas de instrumentalizar esse diálogo entre o Legislativo e a sociedade. Ao investir na qualidade do seu Portal institucional, a Alego se preocupa em estimular a democracia em Goiás. E é um investimento que tem se traduzido em números.
O grande alcance do site vem ao encontro do que a Mesa Diretora desta 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSD), tem se empenhado para garantir: mais transparência dos atos deste Poder, acesso à informação e mecanismos que aprimorem o debate público. Na perspectiva do presidente, os mais de 134 mil acessos ao site da Casa vêm evidenciar o interesse dos cidadãos pelos temas, pautas e projetos que trarão impacto na vida deles. “É justamente isso que almejamos: ampla participação e maior proximidade da população com a Alego”.
Participação do público
O relatório da DTI aponta que 97,26% dos acessos ao Portal da Alego foram realizados no Brasil, principalmente nas cidades de Goiânia (24,6%) e Brasília (9,18%). Conforme o balanço informa, a maioria das visitas registradas é de novos usuários, o que indica que o site tem alcançado novos públicos.
O corretor de imóveis Airton Júnior, por exemplo, desconhecia a possibilidade de acompanhar o Parlamento goiano, de forma virtual, até o início desse ano. “Descobri o site na época da inauguração da nova sede porque a mudança chamou a minha atenção e resolvi que precisava estar mais a par do Legislativo”, confessa. Questionado sobre a sua percepção do Portal, Airton destacou a coexistência da cobertura em tempo real e de matérias que trazem resumos sobre as principais atividades parlamentares.
“Acho ótimo ter essas duas possibilidades porque, se estou com mais tempo ou tem algum evento que possuo interesse específico, olho o material que está na parte denominada “Assembleia em Tempo Real”. Caso eu só queira saber um panorama geral dos acontecimentos do dia a dia, posso focar nas postagens em destaque”, explica.
Já a arquiteta Sarah Blanco afirma que prefere ler as matérias especiais sobre datas comemorativas que, em sua maioria, visam jogar luz sobre o tema tratado, gerando conscientização e debate. “A cobertura das atividades é fundamental, claro. Mas gosto muito de ler essas reportagens porque elas mostram que a Alego está atenta às pautas que são importantes na sociedade. E, também, porque é uma forma de evidenciar os projetos de lei que os deputados da Casa apresentam sobre os temas abordados”, detalha.
Mais resultados em evidência
Foi grande a quantidade de acessos ao perfil institucional de cada um dos 41 deputados da Casa. No total, foram registradas 33.796 visitas. Nessas páginas, além de informações biográficas do parlamentar, o leitor também encontra telefones e e-mails para contatos e links para as notícias produzidas pela assessoria de cada gabinete.
No mês de agosto, as notícias mais acessadas no mês somaram 24.032 cliques. Em consonância com o período eleitoral, a notícia mais vista pelo público, com 13.570 cliques, aborda o registro de candidaturas a deputado estadual em Goiás.
Os usuários interessados em acompanhar o trabalho dos deputados e fiscalizar a situação administrativa do Legislativo estadual encontram no Portal da Transparência informações sobre Processos Legislativos, Diários da Assembleia, Despesas com Pessoal, Licitações, Diárias, Verbas Indenizatórias, Orçamento, Requerimentos, Contratos e convênios, Sessões Legislativas, Gestão Fiscal, Programas e Ações, Execução Orçamentária, Expedientes e Despesas com Veículos.
Em agosto, os 15 serviços disponíveis na seção de Transparência obtiveram 13.338 acessos, com destaque para a parte onde estão disponíveis os processos legislativos. Essa área registrou 9.419 visitas. Em segundo lugar estão os Diários da Assembleia, que receberam 1.633 cliques.
Ainda conforme o relatório, o sistema operacional Android foi o mais usado pelos visitantes, com 49,72% da preferência, seguido pelo Windows, com 30,78%, e iOS com 17,19%. Nos acessos feitos exclusivamente via celular, 74,28% usaram o sistema Android e 25,68% o sistema iOS. Quanto aos navegadores utilizados, o pódio ficou com o Google Chrome (76,96%), seguido por Safari (15,46%) e Samsung Internet (2,76%).
Para compartilhar os conteúdos de seu interesse, os internautas adotaram prioritariamente o Instagram, com 39,21%; e, em segundo, o Facebook, com 30,53%. Vale lembrar que a Alego também está presente nessas redes sociais.
Agência Assembleia de Notícias