Iniciadas em novembro de 2022, as aulas de modalidades paralímpicas , ofertadas pela Prefeitura de Goiânia, mudaram a vida de Marcos Paulo, de 10 anos. Segundo a mãe, Fayda Albernadez, de 42 anos, a criança apresentou melhora no condicionamento físico e nas relações sociais após começar a praticar Futebol de Down.
“Além do benefício físico, do sono que melhora, uma das coisas que acho mais importante é a interação social, conviver em grupo e aprender a respeitar limites. A inclusão, com o convívio com crianças da mesma idade. Isso eu não consegui em nenhum outro lugar, nem em escola particular ou em academias”, afirma.
Marcos Paulo participa das aulas no Centro de Referência Paralímpico (CRP), uma parceria entre a Prefeitura de Goiânia e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP). As atividades do Futebol de Down são realizadas no Colégio Estadual Dom Abel, no Setor Leste Universitário. Atualmente existem 11 vagas abertas para a modalidade. Os pais ou responsáveis podem fazer a inscrição toda terça-feira e quinta-feira, das 17h00 às 18h30, dias e horários das aulas.
Fayda ficou sabendo das atividades oferecidas pela prefeitura por indicação de uma professora da rede municipal. “Ela sabia dessa minha batalha com Marcos e me comunicou por um aplicativo de mensagens que a prefeitura iria iniciar esse projeto aqui em Goiânia, e que seria um dos pioneiros no país. Então, eu trouxe meu filho desde a primeira aula”, relata Fayda.
De acordo com a mãe, Marcos também tem surdez aguda profunda severa e o comprometimento auditivo sempre foi uma barreira para o filho praticar atividades esportivas. “Todos os lugares em que fui para ele fazer natação, judô ou outro esporte, sempre teve problema na questão da surdez, além dele ter a síndrome de down. Em nenhum lugar tinha um intérprete. Aqui encontramos tanto o esporte, quanto o intérprete de libras, para traduzir os comandos do que ele precisa fazer”, explica.
O prefeito Rogério Cruz afirma que o objetivo do projeto é promover a inclusão e a qualidade de vida de crianças com deficiência. “Esporte é vida, inclusão e saúde. Nos alegra ver que crianças e jovens com deficiência estão tendo oportunidades para praticar esportes com ações pensadas e ministradas especificamente para elas”, destaca.
Benefícios
Fayda explica que a atividade física ajudou a controlar o sono e o peso do filho, evitando inclusive que a criança precise tomar medicamentos para acalmar. “A Síndrome de Down da propensão para criança engordar, então auxilia bastante nesse controle. O sono fica melhor, e quando a criança dorme bem, fica mais calma. O Marcos Paulo também tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e uma criança mais calma é mais fácil de lidar. A relação interpessoal com as crianças melhorou muito”, afirma.
“A neurologista indicou uma medicação para acalmar. Ele está na fase da libido, aquele comportamento de ver as meninas e ficar pegando. Foi quando perguntei se tinha outro caminho a não ser a medicação. Ela me orientou que o caminho seria o esporte. Foi só começar com o Futebol de Down que melhorou o comportamento. Então, para o meu filho, foi um remédio”, diz.
Fayda aconselha aos pais a procurar um núcleo que tenha uma modalidade que se encaixe no perfil dos seus filhos. “É um direito da criança. A Prefeitura de Goiânia disponibiliza boas opções, todas gratuitas. Os pais não podem perder essa oportunidade. Vai beneficiar a criança e também o relacionamento com a família e com a escola”, acrescenta.
Inscrições abertas
As vagas para novos alunos estão abertas em todas as modalidades. Candidatos e responsáveis podem realizá-las presencialmente, nos locais em que são ministradas as aulas. O programa oferece Natação Paralímpica, GoalBall, Futebol de Cegos, Tênis de Mesa, Parabadminton e Judô Paralímpico, em oito núcleos localizados nas sedes de entidades parceiras da Prefeitura de Goiânia.
Modalidades paralímpicas oferecidas pela Prefeitura de Goiânia
Modalidade: Natação Paralímpica
Local: Faculdade de Educação Física e Dança da UFG, Campus Samambaia
Endereço: Av. Esperança, sem número, Chácaras de Recreio Samambaia
Dias: Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira
Horários: 08h00 às 11h00 – 13h00 às 16h30
Modalidade: GoalBall
Local: Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás (Seceg)
Endereço: Rua A, número 832, esquina com Avenida Anhanguera, Setor Leste Vila Nova
Dias: Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira
Horário: 14h00 às 16h30
Modalidade: Futebol de Cegos
Local: Associação dos Surdos de Goiânia
Endereço: Rua A 801, Chácara VI, sem número, Vila Osvaldo Rosa
Dias: Terça-feira e quinta-feira
Horário: 17h30 às 19h30
Modalidade: Tênis de Mesa
Local: Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps)
Endereço: Rua 210, número 386, Setor Coimbra
Dias: Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira
Horário: 14h00 às 17h00
Modalidade: Judô Paralímpico
Local: Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Audiovisual
Endereço: Rua 134, número 235, Setor Oeste
Dias: Terça-feira, quarta-feira e sexta-feira
Horário: 09h30 às 11h30 – 13h30 às 15h30
Modalidade: Tênis de Mesa
Local: Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego)
Endereço: Avenida Independência, número 3026, Setor Leste Vila Nova
Dias: Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira
Horário: 14h00 às 17h00
Modalidade: Futebol de Down
Local: Colégio Estadual Dom Abel
Endereço: Rụa 260, número 510, Setor Leste Universitário
Dias: Terça-feira e quinta-feira
Horário: 17h00 às 18h30
Modalidade: Parabadminton
Local: Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFFEGO)
Endereço: Avenida Oeste, números 56 a 250, Setor Aeroporto
Local: Associação dos Surdos de Goiânia
Endereço: Rua A 801, Chácara VI, sem número, Vila Osvaldo Rosa
Dias: Terça-feira e quinta-feira
Horário: 15h00 às 18h00 (de 12 a 18 anos)