Na manhã desta terça-feira (14), foi realizado o Conselho Técnico para o Campeonato Goiano 2024, com presença de representantes dos 12 clubes participantes e diretores da Federação Goiana de Futebol (FGF). O evento aconteceu no Castro`s Hotel, também com a presença da imprensa esportiva.
O início do Campeonato Goiano 2024 ficou estabelecido para o dia 17 de janeiro, com o encerramento acontecendo dia 07 de abril.
Ao todo, serão utilizadas 17 datas para a realização do campeonato. A fórmula de disputa, respeitando o estatuto do torcedor, não sofreu alteração em relação à última edição: turno único em tabela única se classificando os 08 (oito) primeiros colocados para a segunda fase em chaveamento de eliminatórias com quartas-de-final, semifinal e final.
Os dois últimos colocados da primeira fase serão despromovidos à Divisão de Acesso 2025.
Outro ponto importante definido pelo conselho técnico foi o mando de campo dos clássicos envolvendo Atlético, Goiás e Vila Nova. Em critério de sorteio, aprovado pelos clubes envolvidos, ficou definido os mandos do clássico da seguinte maneira: Atlético x Goiás, Goiás x Vila Nova e vila Nova x Atlético.
A tabela completa da competição será divulgada em breve pelo departamento técnico da FGF.
Ficou aprovada no Conselho a utilização do VAR (árbitro de vídeo) em qualquer partida do Goianão. Inicialmente, está prevista a utilização do VAR nas fases finais.
Porém, a Federação Goiana de Futebol está em fases de experiências com uma nova ferramenta de VAR e, caso a ferramenta apresenta resultado satisfatórios nestes testes, a tecnologia poderá ser implementada em mais jogos do campeonato.
Sobre transmissão, está aprovado a veiculação dos jogos via FGF TV. A transmissão por Streaming está em negociação e será anunciada nos próximos dias sobre qual empresa terá os diretos, a tendencia é que continue com o DAZN. Em TV aberta a TV Brasil Central vai seguir transmitindo os jogos do Campeonato Goiano.