Na sessão pública realizada em Goiânia, o Ministério das Comunicações recebeu do Estado de Goiás, um total de 52 pedidos de migração de Rádios AM para a faixa de FM. Um número considerado alto. O blog não teve acesso aos requerimentos, que serão publicados após o dia 09 de abril no Diário Oficial da União. Das emissoras de Goiânia, acompanhamos a solicitação de migração feitas pelas Rádios: Difusora/640, Aliança/1090 e Bandeirantes/820. Em relação a Rádio 730, segundo a direção da emissora a intenção é sim de fazer o pedido, mas ele será feito posteriormente. A Rádio Brasil Central não deve optar pela mudança para o FM, já que a emissora que pertence ao Governo do Estado de Goiás,opera na frequência de 1270 kHz, 11815 kHz (OC) e 4985 kHz (OT) , podendo, por meio dessas duas últimas frequências, obter um longo alcance, chegando a todo o território nacional e no complexo de comunicação da Agência Goiana de Comunicação (Agecom) já possui a RBC FM 90,1.
Concluídas todas as sessões públicas, caberá à Anatel a realização de estudos de viabilidade técnica em cada unidade da federação para determinar se há espaço para a migração de todas as emissoras interessadas em cada município. Nos casos em que não haja espaço no espectro, a agência deve analisar a necessidade de uso da faixa estendida de FM (de 76 MHz a 88 MHz), que deve ser liberada com a digitalização da TV. Hoje, a faixa FM vai de 87.9 MHz a 107.9 MHz. A previsão é que a migração das primeiras emissoras ocorra em agosto deste ano.
Confira abaixo uma entrevista com o servidor do Ministério das Comunicações, Edival Moreira que esclarece algumas dúvidas: