Dois dos mais tradicionais e vencedores clubes do Centro-Oeste brasileiro, Goiás e Vila Nova carregam uma rivalidade histórica que, fora de campo, tem se transformado em brigas, confusões e, em casos mais extremos, até morte.
Na mesma proporção que cresce a violência, diminui o número de torcedores nos estádios. Nessa temporada, como medida preventiva, os dois clássicos entre as equipes, pela fase classificatória do Campeonato Goiano, tiveram torcida única.
Na segunda-feira, 18, já pelas semifinais do estadual, a torcida será mista. Desde fevereiro de 2014, há mais de dois anos, esmeraldinos e vilanovenses não têm a oportunidade de acompanhar, juntos, o maior clássico do Centro-Oeste.
A fim de promover um espetáculo pacífico, os dois clubes resolveram se unir, mostrando que acima de qualquer rivalidade está o sonho de devolver a alegria ao futebol. Juntos, Goiás e Vila Nova lançarão no dia do jogo a campanha Paz no Futebol – #JogueJunto.
Crianças como protagonistas
A ação será encabeçada por um vídeo gravado por crianças genuinamente esmeraldinas e coloradas, a maioria das escolinhas dos próprios clubes. Apesar do amor pelos times, elas não têm sequer a oportunidade de sentir a atmosfera do clássico. Foram injustamente afastadas dos estádios, tomados pela violência. E, provavelmente, crescerão sem a vontade – ou coragem – de acompanhar seus times do coração. O resultado disso será refletido no futuro, certamente com estádios ainda mais vazios e um futebol cada vez mais sem graça.
Evitar esse cenário e abrir os olhos da sociedade para as consequências do atual quadro são o grande propósito da campanha, que prega, acima de tudo, a conscientização através de uma nova geração, mais lúcida, informada e esperançosa.
O vídeo será divulgado, às 13h30 desta segunda-feira, nas redes sociais dos dois clubes:
Goiás
TV Goiás: youtube.com/TVGoiasoficial
Facebook: /goiasoficial
Instagram: @goiasoficial
Twitter: @goiasec_oficial
Vila Nova
Tigrão TV: youtube.com/vilanovafcoficial
Facebook: /vilanovafc
Instagram: @vilanovafc1943
Twitter: @vilanovafc
Amigos da Paz
Desde a última semana, Goiás e Vila Nova já têm trabalhado de forma conjunta. Pela primeira vez na história do futebol goiano, as agremiações reuniram seus presidentes, Sergio Rassi (Goiás) e Guto Veronez (Vila Nova), e os departamentos de comunicação e marketing para criar uma série de ações a favor da paz.
No último sábado, foi lançada simultaneamente nas redes sociais dos dois clubes a campanha Amigos Da Paz, que sugere aos seguidores do Goiás enviar uma foto com o amigo colorado; e aos seguidores do Vila Nova, uma foto com o amigo esmeraldino. As mais criativas, postadas com a hashtag #AmigosDaPaz, serão veiculadas no telão do Serra Dourada, durante os clássicos da semifinal entre Goiás e Vila Nova.
Para incentivar a participação dos torcedores, foram gravados teasers com jogadores da base esmeraldina (Carlos Eduardo) e colorada (Dudu), além das musas do Goianão, Andressa Borges (Goiás) e Marina Veríssimo (Vila Nova).
Goiás e Vila Nova jogando juntos
No jogo desta segunda-feira, representantes dos dois times estarão trajados com camisas da campanha Paz no Futebol – #JogueJunto.
Ao todo, Goiás e Vila Nova jogarão seis vezes em 2016. E para promover a paz e união entre as torcidas, os clubes pretendem realizar, ao longo do ano, diversas ações em conjunto.