Além do consumo do rádio e do seu perfil demográfico, a Kantar IBOPE Media apresenta, pela primeira vez, a audiência comportamental do meio na 3ª edição do Book de Rádio. O estudo traz insights sobre os hábitos, preferências, opiniões e consumo dos seus ouvintes.
A partir do TGR Rádio, lançado no fim do ano passado, é possível saber que 80% dos ouvintes de rádio em São Paulo acreditam que é muito importante estar bem informado. No Rio de Janeiro, 64% sempre procuram os melhores preços ao comprar equipamentos eletrônicos. Já em Recife, 85% dos ouvintes gostam de produtos que facilitem o dia a dia.
“O TGR Rádio, que cruza os dados de aferição regular do meio e do estudo single source Target Group Index, permite que anunciantes e agências estruturem suas campanhas de rádio de forma mais personalizada e efetiva”, explica Dora Câmara, diretora comercial Brasil da Kantar IBOPE Media.
Ainda de acordo com dados do Book de Rádio, o meio continua a desempenhar um papel fundamental no dia a dia do brasileiro. Em 2016, o meio alcançou 89% das pessoas nas 13 regiões metropolitanas** onde a audiência é aferida pela empresa, o equivalente a 52 milhões de indivíduos. Em média, o brasileiro escuta 4 horas e 36 minutos ao dia – com destaque para a Grande Goiânia, onde os ouvintes dedicam 5 horas e 34 minutos do seu dia para o rádio.
“O rádio é um meio versátil e ágil, ligado ao movimento. Além de ouvir em casa, as pessoas escutam rádio no carro indo para o trabalho, pelo celular enquanto caminham, na academia enquanto se exercitam. O meio é o grande companheiro dos ouvintes”, analisa Dora.
O estudo completo – com insights sobre o perfil do ouvinte, incluindo leituras do comportamento por praça e dados sobre a compra de espaço publicitário no meio – está disponível no site da Kantar IBOPE Media.