Quantcast
Channel: Notícias Locais – Auvaro Maia – Bastidores do Rádio e TV
Viewing all 2114 articles
Browse latest View live

Canal da TBC no YouTube chega a 120 mil inscritos

$
0
0

Presidente da ABC credita a marca à seriedade da Agência Brasil Central no trato da comunicação pública

O canal da TV Brasil Central no YouTube atingiu 120 mil inscritos nesta segunda-feira (16). A emissora da Agência Brasil Central (ABC) vem apostando na internet para ampliar seu alcance público.

Para isso, disponibiliza na plataforma de compartilhamento de vídeos mais popular do mundo seus programas jornalísticos, esportivos e de entretenimento, além de promover a transmissão ao vivo de seus telejornais e outras atrações diárias.

Segundo o presidente da ABC, Reginaldo Junior, a marca é uma conquista que reflete o trabalho em equipe e de responsabilidade da Agência Brasil Central com o público goiano.

“Quando chegamos aqui, eram 19 mil inscritos na página, em um ano e nove meses de gestão, somamos esses mais de 100 mil, uma mostra da seriedade com que a comunicação pública é tratada nesse governo”, afirmou Junior.

Rodrigo Mateus, responsável pelo Departamento de Multimídia da ABC, diz que o dinamismo impresso na agência é o que tem proporcionado esse crescimento na internet. “Somos hoje o canal jornalístico de Goiás que mais cresce no YouTube.

Isso graças ao dinamismo da programação e à atenção às mídias sociais dada pela nova gestão”, afirmou acrescentando que o canal da TBC no YouTube é o maior em número de espectadores simultâneos da mídia goiana.

 

 

 


Prêmio Sebrae de Jornalismo cria premiação especial para reconhecer jornalistas empreendedores

$
0
0

O cinquentenário do Sebrae, celebrado neste ano, destaca a importância histórica que os pequenos negócios têm para o desenvolvimento do país. Alinhado ao tema do cinquentenário – “Criar o futuro é fazer história” – o 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo irá prestigiar um Jornalista Empreendedor, com iniciativa inovadora na produção de conteúdo jornalístico voltado aos empresários de pequenos negócios.

Podem ser inscrever ao prêmio especial de “Jornalista Empreendedor” profissionais que estão à frente de um projeto jornalístico digital, criado a partir de 2010, que veicule conteúdo inovador e tenha divulgado trabalhos com foco em empreendedorismo e pequenos negócios. Serão valorizadas iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do futuro do jornalismo.

A inscrição pode ser feita de forma rápida e fácil pelo site www.premiosebraejornalismo.com.br e serão considerados conteúdos veiculados de 1º de setembro de 2021 a 29 de junho de 2022. O tema central da 9ª edição é “A importância dos pequenos negócios para a economia do país”.

A escolha do “Jornalista Empreendedor” será feita a partir da avaliação dos materiais pela comissão julgadora da Etapa Nacional do PSJ, e a premiação será um notebook de última geração, com configurações de alta performance.

Além deste, há outros prêmios especiais. Cada profissional pode concorrer com 1 (um) trabalho em um dos prêmios.

Jornalista Revelação – para profissional de até 25 anos, nascido a partir de 01/01/1997, que atue em um veículo de imprensa.

Jornalista Influenciador Digital – para jornalista que tenha publicado uma série de conteúdos jornalísticos, com foco em empreendedorismo e pequenos negócios, nas redes sociais (Twitter, Instagram ou Facebook).

Já se optar por concorrer nas categorias principais, é possível inscrever até três trabalhos. No entanto, não há limite de inscrições por veículo.

Jornalismo em Texto – veículos impressos ou digitais.

Jornalismo em Áudio – emissoras de rádio ou podcasts.

Jornalismo em Vídeo – emissoras de TV ou canais de jornalismo nas plataformas digitais.

Fotojornalismo – veículos impressos ou digitais.

Acesse o regulamento no site oficial do prêmio e inscreva-se. Acompanhe as novidades pela Agência Sebrae de Notícias.

 

 

 

 

Autódromo Internacional de Goiânia recebe Track Day, neste final de semana

$
0
0

Evento será realizado durante todo o dia, aberto ao público e traz a 9ª edição da Pista & Amigos 

Destinado aos amantes da adrenalina e da velocidade, o Track Day é um evento tradicionalmente realizado em autódromos e kartódromos. Visando fomentar o automobilismo em Goiás, o Autódromo Internacional de Goiânia traz neste sábado e domingo, 28 e 29 de maio, mais um Track Day, que terá a 9ª edição Pista & Amigos, com carros originais e preparados para as diversas modalidades.

Segundo a organização, o objetivo é abrir portas aos amadores para o automobilismo, mitigar rachas e corridas ilegais em ruas e proporcionar lazer e cultura do esporte para a população goianiense.

“É um evento que possibilita treino e ganho de habilidades na direção de um carro, e que mostra que o automobilismo é aberto a qualquer interessado”, pontua o presidente da Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO), Sérgio Crispim.

As corridas acontecem das 8h às 18h, em ambos os dias e abertas ao público. Os ingressos custam R$30 e podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.

Serviço

“Track Day: 9ª  etapa da Pista & Amigos”

Autódromo Internacional de Goiânia

Data: 28 e 29 de maio de 2022

Valor: R$30

 

 

 

Rádio Bandeirantes Goiânia estreia no FM nesta segunda-feira; veja programação e novos contratados

$
0
0

A Rádio Bandeirantes Goiânia 820 AM migra definitivamente para o FM nesta segunda-feira,30. A direção da emissora aumentou a grade de programação e contratou novos profissionais. Nos próximos 60 dias, a rádio vai operar no AM e FM. Depois, apenas no FM 98, 7.

Uma das apostas da rádio é o repórter Fred Silveira, da Record TV Goiás, que irá estrear no jornalismo da Bandeirantes Goiânia 98, 7 FM. Quem também vai desembarcar na emissora é a jornalista Raquel Alves.

Outra novidade é que o programa Bora Brasil apresentado por Joel Datena será transmitido para Goiânia. A atração vai ao ar de segunda a sexta-feira das 14h às 15h.

Para ajustar a programação, a Rádio Bandeirantes Goiânia alterou o horário de alguns programas e também incluiu outras atrações na grade de programação. No final do dia, por exemplo, entre 18h e 19h30, será exibido um jornalístico local.

Veja a programação jornalística da Bandeirantes Goiânia!

06h as 07h – Pulo do Gato (rede) –

07h as 07h30 – Primeira hora (rede) –

07h as 08h30 – Opinião em Debate (local) – Rosenwal Ferreira

08h30 as 10h – Manhã Bandeirantes (local) – Fred Silveira e Altair Tavares

14h as 15h – Bora Brasil (rede) – Joel Datena

15h as 17h – Bandeirantes Acontece (local) – Thiago Mendes e Raquel Alves

18h as 19h30 – Jornal Bandeirantes (local) – Thyago Humberto e Raquel Alves

21h as 22h – A Voz do Brasil

22h as 0h00 – Band Notícias e Repórter Bandeirantes (rede)

0h00 as 06h – Jornalismo Bandeirantes (rede)

Veja a programação esportiva da Bandeirantes Goiânia!

10h às 12h – Nossa Área – Edson Rodrigues

12h às 12h30 – Direto ao assunto -Nivaldo Carvalho

12h30 às 14h00 – Esporte em Debate – Thiago Menezes

17hàs 18h – Band Esporte Clube – Edson Júnior

Fim de semana

Sábado

08h às 10h – Do Bom e do Melhor (local) – Thyago Humberto

13h às 0h00 – Programação esportiva e Jornada Esportiva (local e rede)

Domingo

08h às 0h00 – Programação esportiva e Jornada Esportiva (local e rede)

 

 

 

Jornalista Silvye Alves ‘deixa’ Record TV Goiás

$
0
0

Na manhã desta quarta-feira, 1º de junho, a jornalista Silvye Alves publicou em uma rede social uma foto com amigos de trabalho. Nada anormal. O que chamou atenção dos seguidores foi a legenda “Vou sentir saudades!”.

Sem explicar o motivo da possível saída, a apresentadora do Cidade Alerta Goiás mexeu com a imaginação dos seguidores. “Vai ser candidata”, escreveu um admirador. A também jornalista Thalita Brasil pediu explicação “como assim?”.

Mesmo que seja pré-candidata a algum cargo nas eleições deste ano, a jornalista, segundo a legislação, poderia apresentar programas até 30 de junho. A partir desta data é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato.

Nas rodas de conversa, os mais eufóricos seguidores de Silvye Alves cogitam que ela pode ser pré-candidata a vice de Gustavo Mendanha (Patriota). O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, que é pré-candidato a governador, já disse algumas vezes que buscaria uma mulher para o cargo de vice. Não passou disso.

O blog questionou uma fonte próxima a jornalista sobre a possível saída. “Ainda não saiu”, disse indicando que a apresentadora deve deixar a emissora nos próximos dias. A fonte, que pediu sigilo absoluto, disse ainda que não poderia comentar mais nada sobre o assunto.

 

 

 

 

Com apoio da prefeitura, Goiânia sedia 23º Campeonato de Voleibol Master Feminino Damas de Diamante

$
0
0

A capital sedia o 23º Campeonato de Voleibol Master Feminino Damas de Diamante, a partir da próxima terça-feira (07/06), no Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco, no Setor Santa Genoveva. A competição será realizada com apoio da Prefeitura de Goiânia e segue até o dia 12/06, com a participação de 20 equipes de nove estados.

A primeira edição dos jogos foi realizada em Curitiba, em 1988, com o nome de Damen Sterne que, em português literal significa “Senhoras Estrelas”. A alcunha se deu em função da participação de atletas com mais de 40 anos. A partir das edições seguintes, sempre anuais, o objetivo foi avançar na idade das participantes e, também, na quantidade de competidores.

Na edição deste ano, são 20 agremiações, de nove estados participantes: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina e Goiás.

O campeonato também é estruturado em quatro categorias. Nas de 60 e 65 anos, são seis times na disputa, em cada uma. Já na de 70 anos, são cinco equipes, enquanto três disputam na categoria de 75 anos.

O time Damas de Goiás, que representa o estado, disputa as categorias de 60 e 65 anos e entra em quadra já na próxima quarta-feira (08/06), contra os times do Rio Grande do Sul e Ceará.

Antes da pandemia, a equipe treinava duas vezes por semana, mas devido às restrições, precisaram mudar a rotina. Assim, precisaram treinar separadas, inclusive pelo fato de que cinco delas residem em Rio Verde, na região Sudoeste de Goiás.

A coordenadora da equipe, Rose Mary Barbosa Prado, lembra que Goiás sediou a competição em 2013 e que “muito nos orgulha recebê-la novamente e, mais ainda, ver que o número de participantes, mesmo após a pandemia, cresceu”.

O secretário municipal de esportes, Álvaro Alexandre, elogia o volume de participantes e a tradição da própria competição. “São mulheres apaixonadas pelos vôlei, que provam como o esporte é agregador e gera mais saúde na vida das pessoas”.

O titular da pasta também corrobora com a satisfação de receber a competição na capital, especialmente perante o momento de retomada das atividades esportivas em Goiânia. “Com certeza, somos privilegiados de receber estas atletas que nos inspiram”.

 

 

 

 

Inspirado nos cassinos de Las Vegas, Mirage Circus chega a Goiânia nesta sexta-feira

$
0
0

O circo conta com 800 toneladas de equipamentos, compatíveis com a estrutura de grandes festivais de música no Brasil

Quem passa pelas proximidades do Flamboyant Shopping já está reparando algo diferente na Arena Flamboyant. É a chegada do Mirage Circus, que tem como anfitrião o ator Marcos Frota, cuja estreia é no dia 10 de junho, às 20h30 horas.

Com cerca de 800 toneladas de equipamentos, som, luz e o enorme painel de LED compatíveis com os grandes festivais de músicas no Brasil, o Gigante Brasileiro, como é conhecido, traz para Goiânia uma estrutura jamais vista e promete fomentar ainda mais o turismo da cidade. A lona do circo é pioneira, segundo a organização, e é fabricada nos Estados Unidos.

O Gigante Brasileiro traz uma programação diversificada com artistas nacionais e internacionais nas apresentações de malabarismo, trapézio, mágica e o motocross Freestyle, com incríveis saltos de 10 m de altura e o famoso globo da morte. Além disso, os espetáculos contam ainda com diversas apresentações dos palhaços, que prometem contagiar o público com muitas risadas.

Para proporcionar uma experiência ainda mais incrível a estrutura contará com várias opções na praça de alimentação, ambiente acessível e climatizado.O horário de funcionamento será de terça a domingo a partir das 20h30 e sábado, domingo e feriados às 16h, 18h e 20h30.

Os ingressos já estão à venda pelo site wwww.miragecircus.com.br ou ainda pela bilheteria física no próprio circo, de terça a domingo, das 10h às 22h.

 

 

Defesa de Maurício Sampaio avisa que não deve comparecer na sessão do júri popular dia 13 de junho

$
0
0

A defesa de Maurício Sampaio informou, na tarde desta segunda-feira (6), que não deve comparecer à sessão do júri popular marcada para o próximo dia 13 de junho, em Goiânia, pelo juiz Lourival Machado da Costa. O ex-cartorário é um dos cinco réus no processo que apura a responsabilidade pela morte do radialista Valério Luiz, ocorrida no dia 5 de julho de 2012.

O não comparecimento é justificado pelo advogado Luiz Carlos da Silva Neto, que na tarde de hoje concedeu entrevista à imprensa, pelo fato da defesa entender que o juiz do processo tem sido parcial e tendente a prejudicar Maurício Sampaio.

Recentemente, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás julgou pedido protocolado pela defesa de Sampaio de suspeição do magistrado, não entendendo haver irregularidade na conduta dele. No entanto, segundo Luiz Carlos, quando for intimado da decisão, haverá recurso contra ela no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Somente quando tivermos uma decisão definitiva sobre isso é que vamos aceitar que ocorra o julgamento”, disse.

Além de aguardar a decisão definitiva sobre a suspeição, Luiz Carlos afirmou que já entrou com pedido de adiamento da sessão pois tem audiência, no Rio de Janeiro, na mesma data do júri popular. Lá, ele é o advogado responsável pela defesa de um réu que está preso. “Entendo que réu preso tem prioridade”, frisou.

Além do anúncio de não comparecimento ao julgamento, a defesa apresentou um vídeo com a gravação de um depoimento feito pelo açougueiro Marcus Vinícius Pereira Xavier. De acordo com o advogado, ele foi ouvido pelo juiz sem a presença de nenhum representante dos demais acusados no caso em 2015. “É muito estranho que o magistrado tenha interrogado o réu após a fase de pronúncia, onde não é mais cabível esse tipo de ato”, afirmou o advogado, dizendo que a defesa já solicitou que o conteúdo do vídeo não seja exibido durante o julgamento, o que já foi negado por Lourival.

Em seu favor, o magistrado afirmou ao responder à Corregedoria sobre a suspeição que o depoimento de Marcus Vinícius foi colhido após ele ter sido preso pela Interpol e trazido de Portugal para o Brasil. “Mesmo assim, como não era audiência de custódia, realizada apenas antes da fase processual, não havia motivo para ele ser interrogado pelo juiz, que o fez ainda sem a presença dos promotores de Justiça que atuam no caso”, frisa Luiz Carlos.

Manifesto

Além de pontuar a todo tempo a necessidade de suspeição do juiz, a defesa apresentou um manifesto público com alguns questionamentos sobre o caso. O primeiro deles seria ausência de motivação por parte de Maurício Sampaio, que é apontado como o mandante do assassinato. Na denúncia, a motivação seria uma fala do radialista, no dia 17 de junho de 2012, em um programa esportivo. “Nos filmes, quando o barco está afundando, os ratos são os primeiros a pular fora”, afirmou na época Valério Luiz em alusão a uma suposta crise que o Atlético Clube Goianiensee enfrentava. Maurício era um dos dirigentes do time de futebol.

No entanto, a defesa exibiu o programa em que Valério Luiz fez a afirmação e ressaltou que em nenhum momento ele cita o nome de Maurício Sampaio, que chegou ao local no final da entrevista coletiva. O ex-cartorário fez questão de afirmar não ter motivo para mandar matar o radialista e pontuou que não houve outra linha de investigação do homicídio pela Polícia. Ele também mencionou que o local do crime não foi preservado, o celular do radialista também não foi periciado.

Três adiamentos

O julgamento do caso Valério Luiz já adiado três vezes. No dia 2 de maio, a defesa de Maurício Sampaio abandonou o plenário e foi multada em 100 salário mínimos pelo juiz Lourival. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás recorreu contra a multa ao Tribunal de Justiça de Goiás, que suspendeu, no dia 12 passado. O entendimento do desembargador José Paganucci Júnior é que o abandono da sessão plenária está atrelado ao próprio exercício da defesa.

Para não haver novamente adiamento, a defesa alega que o julgamento pode prosseguir com relação aos quatro outros acusados de participação no homicídio até que o pedido de suspeição contra o juiz seja julgado em definitivo. O advogado Ricardo Naves, que faz a defesa do policial militar Ademá Figueiredo e de Urbano de Carvalho Malta, funcionário de Sampaio, e que estava presente à entrevista de hoje, disse que não vê impedimento para desmembrar o processo. “Vou provar que os meus clientes são inocentes”, frisou.

O crime denunciado pelo MP

Valério Luiz, de 49 anos, foi morto por volta das 14 horas do dia 5 de julho de 2012, no momento em que deixava seu trabalho na Rádio Jornal (820 AM), no Setor Serrinha, em Goiânia. Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público, uma moto se aproximou do carro em que o radialista estava e disparou seis tiros contra ele. O autor dos disparos seria Ademá Figueredo, supostamente a mando de Maurício Sampaio.

Consta dos autos que a vítima proferia duras críticas ao time de futebol Atlético Goianiense, cujo vice-presidente era Sampaio. O cartorário teria, inclusive, oferecido dinheiro à emissora de TV em que Valério tinha um programa, para afastá-lo.

Segundo a pronúncia, os acusados Ademá Figueredo e Djalma Gomes da Silva faziam a segurança pessoal de Sampaio. O autor dos disparos teria pego a moto, a arma e o capacete emprestados do açougueiro Marcus Vinícius Pereira Xavier, enquanto o motorista Urbano de Carvalho Malta estaria vigiando a vítima nas proximidades da rádio.

 

 

 


Projeto da Brasil Central quer ver a cara dos goianos e como Goiás cresce

$
0
0

Um projeto que visa buscar e divulgar a história de Goiás feita pelos goianos na atualidade, especialmente a partir das ações que o governo de Goiás vem desenvolvendo em todo o Estado, está se tornando realidade sob a coordenação dos veículos de comunicação da Agência Brasil Central (ABC).

Na tarde da última quarta-feira (8) foi realizada uma reunião com representantes da área de comunicação dos órgãos do governo goiano, para acertar os ajustes finos e as parcerias, com o intuito, segundo o presidente da ABC, Reginaldo Júnior, de “despertar as potencialidades dos municípios goianos, mostrando a história, as curiosidades, destaques da educação, da segurança, entre outros”.

“Mostrar que cada pessoa tem uma história bonita para contar. Então a gente estará mostrando a vida dessas pessoas, as alegrias, dificuldades, mas principalmente contando histórias com personagens especiais de Goiás”, observou ele. As equipes de reportagem irão para as cidades e mostrarão a história de vida das pessoas interessantes dos lugares, humanizando e se aproximando delas, que fazem a pequena história do nosso estado, como enfatizou a gerente da Televisão Brasil Central (TBC), Débora Moraes:

“Nós jornalistas somos contadores de história. Então, o que a gente quer? Conhecer pedacinhos do nosso Goiás, mas mostrando sorrisos, rostos, dona Maria, seu João, cada pessoa na sua particularidade, porque é isso que vai dignificar quem assiste e imaginar e sentir a grandiosidade desse lugar”.

Produtor do projeto, Alex Atanásio disse que a ideia é “justamente fazer com que esses benefícios que o governo de Goiás têm levado à população tenham realmente chegado à nossa população, de que forma isso tem chegado e de que forma isso tem beneficiado a população”.

Chefe de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado, Marcley Matos afirmou que a utilização dos veículos da ABC mostrará para a população “o que precisa ser mostrado em relação às ações de governo, ou seja, fazemos, fazemos muito bem essas ações e fazemos em todas as cidades, para atender o povo goiano”. Na mesma linha foram o assessor de Imprensa da Goinfra, Gleuber Reges, e o representante da Polícia Militar, capitão Danilo Cruvinel.

 

 

 

Assassinato de Valério Luiz: Defesa de Maurício Sampaio pede desmembramento do processo, mas juiz nega

$
0
0

O advogado de defesa do ex-cartorário Maurício Sampaio pediu, na manhã desta segunda-feira (13), que o processo do caso Valério Luiz fosse desmembrando para que o réu fosse julgamento em outra ocasião. A solicitação aconteceu logo na abertura da sessão do júri popular que teve início às 9h46, no plenário do Tribunal de Justiça de Goiás, no Setor Oeste em Goiânia. A solicitação do advogado Luiz Carlos da Silva, no entanto, foi negada pelo juiz que preside o julgamento, Lourival Machado.

Logo no início da manhã, Luiz Carlos, que havia dito na semana passada que não compareceria ao julgamento, chegou ao TJGO. Ele disse antes de entrar no plenário, que acredita na absolvição de Maurício Sampaio, apontado como o mandante do assassinato do radialista. Segundo ele, não há provas de participação do ex-cartorário no caso.

O julgamento já foi adiado três vezes. Em maio passado, a defesa deixou o plenário ao ter pedidos feitos em favor de Maurício Sampaio atendido pelo magistrado. Hoje, porém, a Defensoria Pública de Goiás disse em nota enviada para a imprensa que foi intimada para fazer a defesa do réu caso algum advogado dele deixe de fazê-lo.

Além dos cinco réus, o juiz Lourival Machado vai ouvir os promotores Maurício Camargo, Renata Souza e Sebastião Martins. Além deles, a sessão ainda vai ouvir 30 testemunhas e os réus:  Urbano de Carvalho Malta, Marcos Vinícius Pereira, Maurício Borges Sampaio, Djalma Gomes da Silva e Ademá Figueiredo Aguiar Silva. A expectativa é que o julgamento só termine na quarta-feira (15).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informaçoes do Rota Jurídica

Após jurado passar mal, júri dos acusados de matar Valério Luiz é adiado pela 4ª vez

$
0
0

O júri popular que julgava os cinco réus acusados de matar o radialista Valério Luiz foi adiado pelo juiz Lourival Machado nesta terça-feira (14) após um jurado passar mal. O julgamento foi remarcado para 5 de dezembro deste ano. Esta é a 4ª vez que o julgamento é adiado.

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) informou que o julgamento nem tinha começado quando o corpo do júri foi informado que o jurado se sentiu mal. Depois, o juiz Lourival Machado anunciou que o julgamento foi adiado.

Dissolver o júri significa que o julgamento foi encerrado sem um resultado devido a algum problema. Com isso, um novo julgamento deve acontecer desde a fase inicial, escolhendo novos jurados e ouvindo novamente todas as testemunhas.

Um dos 7 jurados se sentiu mal de madrugada e resolveu sair do isolamento do hotel em que estava para ir em casa tomar um remédio por conta própria. Essa saída do hotel é proibida porque ele não pode ter contato com ninguém que não seja do júri e quebra a isenção do jurado.

O promotor do Ministério Público Sebastião Marcos Martins disse que o que aconteceu foi uma fatalidade. Ele explicou que não é possível uma substituição do jurado e o conselho precisa ser dissolvido.

“Quando um jurado é sorteado, ele fica incomunicável. O jurado passou mal, teve um problema com alimentação e precisou de atendimento. O médico comprovou que ele não tem condições de continuar”, esclareceu o promotor.

Valério Luiz foi morto a tiros, aos 49 anos, quando saía da rádio em que trabalhava, no dia 5 de julho de 2012. Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público, o crime foi motivado pelas críticas constantes de Valério Luiz à diretoria do Atlético Goianiense, da qual Maurício Sampaio, um dos réus, era vice-diretor. Atualmente, ele é vice-presidente do Conselho de Administração.

Os cinco acusados do crime são:

  • Maurício Sampaio, apontado como mandante;
  • Urbano de Carvalho Malta, acusado de contratar o policial militar Ademá Figueiredo para cometer o homicídio contra o radialista;
  • Ademá Figueiredo Aguiar Filho, apontado como autor dos disparos que mataram Valério;
  • Marcus Vinícius Pereira Xavier, que teria ajudado os demais a planejar o homicídio do radialista;
  • Djalma Gomes da Silva, que teria ajudado no planejamento do assassinato e também atrapalhado as investigações.

 

 

 

Juiz manda investigar jurado do caso Valério Luiz que deixou isolamento para ir em casa buscar medicação

$
0
0

O juiz Lourival Machado, responsável pelo processo que apura os responsáveis pela morte do radialista Valério Luiz, determinou que seja investigada a conduta do jurado que quebrou o isolamento obrigatório na semana passada, quando estava sendo realizado a sessão do júri popular do caso. Ele deixou o hotel em que passava a noite para ir a sua residência supostamente para buscar uma medicação.

Com a quebra do isolamento, o julgamento foi anulado após mais de 24 horas após o início da sessão, com a dissolução do Conselho de Sentença. Novo julgamento foi marcado para 5 de dezembro.

Na madrugada do dia 14 passado, o jurado alegou ter sofrido intoxicação alimentar e, sem avisar o ofocial de Justiça encarregado de manter a incomunicabilidade dos jurados, deixou o local e foi até sua residência. Em virtude disso, o magistrado determinou que a Divisão de Inteligência Institucional do Tribunal de Justiça de Goiás abra em caráter de urgência uma investigação para apurar a conduta do jurado. Ele pode ser multado em até 10 salários mínimos caso seja constatada irregularidade.

Morte em 2012

Valério Luiz foi morto a tiros, aos 49 anos, quando saía da rádio em que trabalhava, no dia 5 de julho de 2012. Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público, o crime foi motivado pelas críticas constantes de Valério Luiz à diretoria do Atlético Goianiense, da qual Maurício Sampaio, um dos réus, era vice-diretor. Atualmente, ele é vice-presidente do Conselho de Administração.

Além de Maurício Sampaio, respondem pelo crime Urbano de Carvalho Malta, acusado de contratar o policial militar Ademá Figueiredo para cometer o homicídio contra o radialista; Marcus Vinícius Pereira Xavier (que está em Portugal), que teria ajudado os demais a planejar o homicídio do radialista; e Djalma Gomes da Silva, que teria ajudado no planejamento do assassinato e também atrapalhado as investigações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações do site Rota Jurídica

Canais no estado de Goiás têm consignações publicadas pelo Ministério das Comunicações

$
0
0

O estado de Goiás foi beneficiado com 39 consignações publicadas pelo Ministério das Comunicações (MCom) nesta quarta-feira (15). A partir de agora, as entidades beneficiadas irão consolidar a transmissão do sinal digital em 27 cidades beneficiadas pelo programa Digitaliza Brasil. A Portaria 5.923/22 foi publicada no Diário Oficial da União e traz a lista completa dos canais.

Os municípios atingidos pelos atos do Governo Federal são: Alto Horizonte, Amaralina, Anhanguera, Aurilândia, Cachoeira de Goiás, Cachoeira Dourada, Campos Verdes, Chapadão do Céu, Cristianópolis, Davinópolis, Doverlândia, Edealina, Gouvelândia, Indiara, Itaguaru, Itapirapuã, Matrinchã, Nova Iguaçu de Goiás, Petrolina de Goiás, Pontalina, Rio Quente, Santa Fé de Goiás, Santa Rosa de Goiás, Serranópolis, Silvânia, Taquaral de Goiás e Vicentinópolis.

Ainda na região Centro-Oeste, outras 18 consignações foram publicadas: onze para o Mato Grosso e outras sete para Mato Grosso do Sul.

No total, 133 canais foram consignados pelo Ministério das Comunicações (MCom) nesta quarta (15). Os municípios beneficiados aderiram ao programa nas fases 1.3, 1.4, 2 e 3. O maior número de canais estão nas regiões Centro-Oeste e Norte, com 57 e 51 canais, respectivamente. São 41 entidades consignadas, todas elas já autorizadas, anteriormente, a executar o serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) em tecnologia analógica.

Por padrão, a consignação efetivada hoje é regida pelas disposições do Código Brasileiro de Telecomunicações, das leis subsequentes e seus regulamentos – bem como pelo Decreto nº 5.820, de 2006. Cabe destacar que, antes de dar início à execução do serviço, as entidades deverão observar os prazos previstos para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência e solicitação do licenciamento da estação, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e devem ser solicitadas pela interessada, por meio do Sistema Mosaico.

DIGITALIZA BRASIL - Em maio de 2021 o MCom instituiu o programa, definindo diretrizes para a conclusão do processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre no Brasil. Na ocasião, 1.638 municípios ainda assistiam apenas TV com sinal analógico. A meta da pasta é concluir o processo de digitalização nessas cidades até o fim de 2022, beneficiando mais de 23 milhões de brasileiros.

Na Portaria 2.524/2021, que criou o Digitaliza Brasil, o MCom determinou que o processo de consignação e autorização de novos canais seja simplificado.

 

Site da Alego vem se destacando como ferramenta de transparência

$
0
0

Toda a estrutura de comunicação do Parlamento goiano tem como objetivo principal conferir mais transparência aos atos da Casa. Contribuir para que a sociedade se interesse pelos temas em debate na Assembleia é uma das tarefas desempenhadas pelo Portal da Alego, que, em maio deste ano, recebeu 94.913 visitas e teve um total de 213.877 páginas visualizadas.

A informação é da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que fornece, mensalmente, um relatório sobre os acessos ao Portal institucional. Os dados também apontam que as buscas pelo sítio eletrônico aumentaram de abril para maio.

Com milhares de visitas diárias e acontecendo de maneira crescente, o Portal da Alego tem aproximado a população goiana dos trabalhos do Parlamento e se destacado como instrumento preferencial do público que quer saber sobre o trabalho dos deputados. As Diretorias de Comunicação e de TI têm se dedicado para que o site da Assembleia seja aprimorado de maneira constante.

Por meio do trabalho realizado pela Agência Assembleia de Notícias, a Diretoria de Comunicação se dedica a publicar, em tempo real, tudo o que acontece no Legislativo, garantindo transparência e acesso à informação, essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública. Já a Diretoria de Tecnologia da Informação se empenha a encontrar soluções e aplicar recursos de computação para que os usuários do site tenham uma experiência de visitação cada vez mais eficiente.

Na perspectiva do presidente da Casa de Leis, Lissauer Vieira (PSD), ao disponibilizar informações, de forma clara e simplificada, sobre todas as etapas da tramitação dos processos legislativos, debates, acontecimentos e sobre a atuação dos parlamentares, o Legislativo goiano cumpre com o princípio da Transparência, um dos fundamentos que a Constituição Federal estabelece para toda a Administração Pública.

“Sem dúvida, esse é um resultado extremamente positivo e que reforça, mais uma vez, que estamos no caminho certo, ou seja, no caminho da transparência e do compromisso público. Além disso, esse aumento crescente no número de acessos ao site da Alego também vem evidenciar o interesse dos cidadãos goianos por todos os temas, pautas e projetos que trarão impacto na vida deles. É justamente isso que almejamos: ampla participação e maior proximidade de toda a população do estado de Goiás com o Poder Legislativo”.

Transparência

Os usuários interessados em acompanhar o trabalho dos deputados e fiscalizar a situação administrativa do Legislativo estadual encontram no Portal da Transparência informações sobre Processos Legislativos, Diários da Assembleia, Despesas com Pessoal, Licitações, Diárias, Verbas Indenizatórias, Orçamento, Requerimentos, Contratos e convênios, Sessões Legislativas, Gestão Fiscal, Programas e Ações, Execução Orçamentária, Expedientes e Despesas com Veículos.

No mês de maio, os 15 serviços disponíveis na seção de Transparência obtiveram a maior parte dos acessos. No total, foram somadas 25.570 visitas, sendo 19.045 na seção onde estão disponíveis, na íntegra, os processos legislativos, conforme são apreciados e votados pelos parlamentares. Em segundo lugar estão os Diários da Assembleia, que receberam 2.585 cliques.

Dentre as visitas, 2.177 foram registradas na seção que torna públicas as despesas da Casa com pessoal. Nesse espaço, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI), o visitante encontra um quadro detalhado dos pagamentos realizados a servidores, estagiários e parlamentares.

Perfil institucional

A quantidade de acessos ao perfil institucional de cada um dos 41 deputados da Alego também foi grande. No total, foram registradas 21.549 visitas. Nessas páginas, além de informações biográficas do parlamentar, o leitor também encontra telefones e e-mails para contatos e links para as notícias produzidas pela assessoria de cada gabinete.

Com 503 visitas ao seu perfil institucional durante o mês de maio, o presidente Lissauer Vieira foi quem liderou o ranking. Em segundo lugar está o perfil do líder do Governo na Assembleia, Bruno Peixoto (UB), com 485 acessos.

Na sequência, estão os perfis dos seguintes parlamentares: Delegado Humberto Teófilo (Patriota), com 485 acessos; Amauri Ribeiro (UB), com 445 acessos; Delegado Eduardo Prado (PL), com 416 acessos; Francisco Oliveira (MDB), com 380 acessos; Alysson Lima (PSB), com 361 acessos; Cairo Salim (PSD), com 347 acessos; e Álvaro Guimarães (UB), com 340 acessos.

Bruno Peixoto parabenizou os administradores do Portal da Assembleia e disse que o trabalho desses servidores tem sido fundamental para dar visibilidade às atividades parlamentares e às proposições apresentadas em Plenário. “Todo esse empenho mantém a população de Goiás cada vez mais bem informada e contribui para aproximar ainda mais a Alego dos goianos. Os acessos crescentes ao site mostram isso”.

Por sua vez, Humberto Teófilo ressaltou sua satisfação de ver que tem crescido o interesse dos goianos pelo seu trabalho parlamentar. “É um imenso prazer estar entre os perfis institucionais mais acessados no Portal da Alego! Isso é reflexo do nosso trabalho incansável em prol de melhorias para o estado de Goiás”.

Outros dados

A Diretoria de TI vem empenhando esforços para que os visitantes do portal tenham uma boa usabilidade. Por exemplo, com recursos para navegação adequada tanto em dispositivos móveis como em computadores de mesa.

Conforme o relatório, a plataforma Android foi a mais usada pelos visitantes com 44,16% da preferência, seguido por Windows, com 32,90%, e por iOS com 17,50%. Nos acessos feitos exclusivamente via celular 71,61% usaram o sistema Android e 28,37% o sistema iOS.

No mês de maio, os serviços de compartilhamento usados pelos usuários foram o Instagram, com 49,48%, e, em segundo, o Facebook, com 38,79%.

O relatório divulgado pela Diretoria de TI apontou que o total de visitantes únicos foi de 64.943 e que 62,81% das visitas totais ao site foram de visitantes novos. E, ainda: que a duração média de cada visita foi de 2 minutos e 20 segundos.

O balanço também revelou que 93,65% dos acessos do Portal da Alego foram realizados no Brasil, principalmente nos municípios de Goiânia-GO (26,14%) e Brasília-DF (7,42%).

Notícias mais acessadas

O relatório também apontou as matérias mais acessadas no mês. São as seguintes:

  1. Matéria que dá direito a idoso de manter acompanhante em hospital é aprovada em Plenário (2.329 acessos);
  1. Projeto de lei determina tempo máximo de espera em unidades particulares de saúde (1.978 acessos);
  2. Servidores públicos em Goiás podem receber pagamento retroativo da data-base (1.056 acessos);
  3. Conselho Tutelar deve ser informado sobre as faltas injustificadas de alunos (838 acessos);
  4. Combate ao trabalho infantil (811 acessos).

 

 

 

Agência Brasil Central inaugura hoje dois novos estúdios multimídia

$
0
0

Complexo de comunicação passa a contar com um estúdio para o Esporte e outro para a Rádio Brasil Central AM

A Agência Brasil Central inaugura nesta segunda-feira (20), às 17 horas, dois novos estúdios multimídia: um do Esporte e outro da Rádio Brasil Central. Para marcar a data, o governador Ronaldo Caiado estará na Agência neste horário, quando concederá entrevista no estúdio-auditório, com a participação de plateia.

Segundo o presidente da Brasil Central, Reginaldo Júnior, a inauguração dos novos estúdios representa “um salto de qualidade muito grande na programação das emissoras de rádio e TV, além de proporcionar melhoria nas condições de trabalho e reconhecimento aos servidores”.

Modernos e inovadores

“Esses novos estúdios são modernos e inovadores. Um deles será destinado ao Esporte, cuja programação depois de 30 anos é realizada com equipe própria. O outro será destinado à Rádio Brasil Central AM, que merecia há muito tempo um espaço digno e moderno”, afirmou Reginaldo Júnior.

Na avaliação do diretor de Telerradiodifusão da ABC, Rafael Vasconcelos, “com a inauguração desses novos estúdios, a Brasil Central se torna, de uma vez por todas, na grande fábrica de conteúdo no Brasil, seja no jornalismo, no esporte e no entretenimento”.

Nesta segunda-feira (20), será inaugurado também o espaço coworking, no local onde vão funcionar a ABC Digital e a ABC Multimídia.

 

 

 


Copa do Brasil: veja onde acompanhar Atlético-GO x Goiás nesta quarta-feira

$
0
0

Na noite desta quarta-feira,22, Atlético – GO e Goiás medem forças, às 19h, pelas oitavas de final da Copa do Brasil no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia. O clássico goiano, válido pelo jogo de ida, terá ampla cobertura na TV fechada e rádio local; veja onde acompanhar !

TV

SporTV e Premiere

Narração: Renata Silveira

Comentários: Richarlyson e Lédio Carmona

Rádio – Goiânia

BandNews FM 90,7

Abertura: 18h

Apresentação: Paulo Francisco

Narração: Túlio Isac

Comentários: Ney Ladeira

Reportagens: Juliano Moreira

Rádio Difusora AM 640

Abertura: 18h55

Apresentação: Tony Rabelo

Narração: Jaime Ramos

Comentários: Paulinho Goiano e Flávio Augusto

Reportagens: Odilon Costa

Rádio Bandeirantes Goiânia AM 820 FM 98,7

Abertura: 17h

Apresentação: Edson Júnior

Narração: Ronair Mendes

Comentários: Nivaldo Carvalho, Lívio Luciano e João Batista

Reportagens: André Rodrigues e Felipe André

Rádio CBN Goiânia 97,1 FM

Abertura: 18h30

Apresentação: Reginaldo Mendes

Narração: Rodrigo Alves

Comentários: Cleison Teixeira

Reportagens: Alex Rodrigues e José Roberto Silva

Rádio Sagres AM 730

Não divulga escala

 

 

Com apoio da Prefeitura de Goiânia, terceira etapa do GP de Fórmula 200 começa nesta sexta-feira, 24

$
0
0

A terceira etapa do GP Goiânia de Fórmula 200, que tem o apoio da Prefeitura de Goiânia, será realizada nesta sexta-feira (24/06) e sábado (25/06), na Avenida Presidente Dutra, Jardim Presidente, Região Sudoeste da capital, a partir das 19h30, com entrada gratuita.

Assim como na primeira etapa disputada no fim do mês de abril, nas ruas do Jardim Guanabara, e a segunda, realizada no Jardim Novo Mundo, a prova será dividida em duas partes, uma na sexta-feira e outra no sábado. O regulamento da competição prevê premiação de R$ 100 mil.

“Mais uma vez, a prefeitura apoia a realização do GP de Fórmula 200, que tem atraído público diversificado, garantido diversão aos moradores e acesso ao esporte”, declara o secretário municipal dos Esportes (Smesp), Álvaro Alexandre, lembrando que o GP de Goiânia de Fórmula 200 tem empenho de emenda impositiva parlamentar do vereador Leandro Senna.

A prova, que é dividida em duas partes, ocorre à noite, com iluminação por refletores ao longo do percurso. As largadas são independentes, com pontuação em separado, e provas de 20 minutos mais uma volta, para definir os vencedores. A estrutura da corrida conta com ampla segurança para o público, com defensas que impedem invasão à pista, e arquibancadas para os admiradores da categoria.

A disputa em cada etapa gera pontuações para a classificação geral. Os pilotos Marcelo Di Tripa Peixoto e Renato Balestra, com 73 e 68 pontos, respectivamente, chegam à terceira etapa da Fórmula 200 praticamente no mesmo embalo. Em seguida, está Deoclécio Macedo, com 66 pontos. Rones Cunha e Luciano Moura, empatados com 63, e Carlos Renato, 62 pontos, completam os cinco primeiros colocados.

Velocidade e resistência


De acordo com a organização do evento, o rápido traçado da 3ª etapa vai apresentar alternativas que têm tudo para estimular desafios e mudar panoramas. O certame apresenta todas as características das corridas da categoria, em velocidade, potência, resistência e segurança, como também objetivos técnicos principais de seu projeto exclusivo.

A Fórmula 200 tem carenagens, cintos de segurança e freios a disco para garantir a segurança e acirrar a disputa dentro das pistas. Antes da corrida, haverá shows de manobras com a equipe Giro Show Car e Doidera Moto Show.

O vereador Leandro Senna destaca que a competição é importante para o lazer dos goianienses e incentivo aos pilotos. “Tenho paixão por esportes, e para mim é um privilégio apoiar a Fórmula 200, que além de gerar entretenimento à população, também é forma de incentivo aos pilotos.”, afirma.

 

 

Difusora Goiânia fará ampla cobertura da Romaria do Divino Pai Eterno

$
0
0

Difusora Goiânia – rádio oficial da Romaria do Divino Pai Eterno

Depois de dois anos sem a presença de público, a Romaria do Divino Pai Eterno será realizada em Trindade, de 24 de junho a 3 de julho. A Rádio Difusora de Goiânia segue a tradição de ser a emissora oficial do evento, com ampla cobertura das atividades da Festa.

Todos os dias, serão transmitidas celebrações ao vivo, de 5:20 até 7 horas, e também das 19:30 até 21:15. Durante todo o dia, os programas da rádio serão realizados de forma híbrida, com um apresentador no estúdio em Goiânia, e outro no estúdio montado na praça do Santuário de Trindade. Além, a reportagem da rádio vai atuar durante todo o dia, com flashes com informações importantes aos ouvintes.

Os romeiros poderão matar a saudade e reencontrar os comunicadores Fábio Falcao, Caiza Portaluppi, Isadora Picollo, Jordevá Rosa, Max Aurélio, padre Maurício Brandolize e Edmilson dos Santos.

 

 

 

Goiás proíbe equipe esportiva de usar cabine na Serrinha

$
0
0

O Goiás Esporte Clube proibiu a equipe esportiva Apito Esportivo de usar cabine no Estádio da Serrinha, em Goiânia. O comunicado foi feito neste sábado,25, pela assessoria de imprensa do clube ao responsável pela web rádio e canal no Youtube com mesmo nome, Nilton César.

O motivo da proibição teria sido uma declaração da comentarista Ivana Mamede. “Não só o Edminho, agora, temos na presidência mais um Pinheiro que também não entende nada de futebol que é o Paulo Rogério Pinheiro”, disparou a comunicadora durante entrevista com o ex-presidente do Goiás, Raimundo Queiroz.

Na entrevista, o ex-dirigente concordou com as declarações de Ivana. “Sabe nada, o Paulo Rogério não gosta nem de futebol. Ele gosta de vôlei, basquete, futebol de salão e esporte olímpico”, disse Queiroz.

Vídeo

O narrador Jaime Ramos, que trabalha no Apito Esportivo, divulgou um vídeo pedindo que o presidente do Goiás, Paulo Rogério Pinheiro, reveja a decisão. Jaime, inclusive, destaca no vídeo que a equipe esportiva é uma das que mais cresce no cenário nacional. Também pontou que o Apito Esportivo sempre deu destaque aos jogos do Goiás e que também cobre o dia a dia das categorias de base do clube.

Veja o comentário de Ivana Mamede

Assista ao vídeo do narrador Jaime Ramos

 

Repúdio

A Associação Goiana dos Cronistas Esportivos (Acceg) pontua que “providências serão tomadas” e que a Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (Abrace) já tomou conhecimento do caso.

Presidente do Goiás ‘confisca’ cabine de rádio na Serrinha

 

 

 

 

Juiz antecipa júri popular dos acusados da morte de Valério Luiz para 7 de novembro

$
0
0

Foi antecipado para o dia 7 de novembro, a partir das 08h30, o julgamento dos acusados de planejar e executar o assassinato do radialista, Valério Luiz. Inicialmente, a sessão do Júri, havia sido marcada para o dia 5 de dezembro. O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás justificou que a mudança se dá por conta de um possível jogo da Seleção Brasileira, que poderá entrar em campo pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar nesta mesma data.

No documento que oficializa a antecipação data, o juiz Lourival Machado da Costa, que vai presidir a sessão, informou que algumas testemunhas que vão ser ouvidas possuem relação com jornalismo esportivo, e no período da realização da Copa, algumas destas pessoas poderão estar fora do país para cobrir a competição.

O Magistrado diz ainda que a mudança de data tem o como propósito, evitar um novo adiamento do julgamento. No dia 13 deste mês, o julgamento dos acusados de matar o cronista esportivo foi adiado pela quarta vez após um dos jurados deixar o isolamento obrigatório ao deixar o hotel onde estava hospedado em Goiânia. O motivo: teria passado mal na madrugada que precedeu o segundo dia de julgamento.

São acusados de matar Valério Luiz, o empresário Maurício Sampaio, tido como mandante do crime, Ademá Figueredo Aguiar Filho, sargento da Polícia Militar e suposto atirador, Djalma Gomes da Silva, Urbano de Carvalho Malta e Marcus Vinícius Pereira Xavier, apontados como articuladores do crime. Valério foi morto a tiros no dia 5 de julho de 2012, ao sair da rádio em que trabalhava.

 

 

 

Viewing all 2114 articles
Browse latest View live