Na manhã desta quinta-feira (7), no Teatro José Alves de Queiroz, em Goiânia, foi criada a Associação Goiana de Rádios (AGORA) com o objetivo de promover, organizar, defender e promover cursos de capacitação e prol do desenvolvimento da radiodifusão em Goiás. Ao todo, 88 emissoras da capital e do interior manifestaram apoio a criação da entidade, entre elas, a primeira rádio do estado, a Rádio Sagres 730 AM.
O primeiro presidente eleito foi o radialista, José Luiz Martins, e que também é o idealizador desta associação. Em seu discurso, José Luiz explicou que a ideia surgiu em abril de 2018 quando percebeu que cada vez mais os radiodifusores estavam isolados, com cada um sofrendo para resolver os próprios problemas.
Quase 18 meses depois, a ideia se concretiza como uma ferramenta de fortalecimento das emissoras de rádio de Goiânia e também do interior “O Rádio é um veículo que tem como usar a tecnologia para potencializá-lo. Precisamos trabalhar muito para acompanhar as mudanças do mundo”, explicou o presidente.
A combinação do nome da nova entidade forma a palavra “AGORA” que representa a necessidade rápida e imediata de mobilização para fortalecimento do meio rádio que de acordo com dados da Kantar Ibope Midia, ainda é o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, sendo Goiás líder, em todo o Brasil, em tempo de permanência, superando a marca de 5 horas diárias.
Atualmente no Brasil, de acordo com dados do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), temos mais de 9000 emissoras de rádio, sendo 1921 na frequência AM, 3209 na frequência FM e temos ainda 4641 emissoras de rádio comunitárias (Radcom). Em Goiás, de acordo com dados da Anatel (2014), são 208 emissoras divididas em FM e AM e 221 RadCom´s.
Além da eleição da nova diretoria, que foi eleita para o triênio 2019/21, o Estatuto também foi aprovado por maioria dos presentes.
Nova diretoria:
Presidente: José Luiz (Rádio Interativa)
Vice Presidente: Padre Welinton Silva (Rádio Difusora)
Diretoria:
Diretoria de Mkt, Eventos e Social: Matheus Mascarenhas (Rádio Líder – Rio Verde)
Técnico e de normas: José de Freitas (Rádio Jornal – Inhumas)
Jurídico: Homero Pohlmann (Rádio Verde Vale – Mineiros)
Relações Institucionais: Barbosa Neto (Rádio Band FM – Itaberaí)
Administração e Financeira: Pedro Gomes (Rádio Bandeirantes 820 AM)
Interior: Gilson Almeida (Rádio Sucesso)
Conselho Fiscal
Hundalto Guida (Rádio Rio Bonito – Itapirapuã)
Pastor Efraim (Rede Canadá)
Djalma Almeida (Rede Serra Dourada)
Suplentes: Joberson Silvestre (Rádio Silvestre – Itaberaí)
Suplentes: Edmar Duarte lima (Rádio
Suplentes: Paulo César de faria (Rádio Módulo – Itumbiara)
Conselheiro Consultivo:
Rafael Lobo (Radio Supra FM e 103FM – Luziânia)
Vitor de Almeida França (Rádio São Francisco – Anápolis)
Lídia Magalhães (Rádio Imprensa – Anápolis)
Suplentes: Telma Rego (Rádio Alvorada – Quirinópolis)
Suplentes: Arilson Duarte de lima (Rádio Legal – Ceres)
Suplentes: Onaide Santillo (Rádio Manchester – Anápolis)